Portal GHF

Agronegócio

Brasil é líder mundial no mercado Halal de alimentos e bebidas

O mercado Halal é uma indústria global em rápido crescimento, com o Brasil desempenhando um papel proeminente nas exportações de alimentos Halal

Certificação halal. Foto: Divulgação
O mercado Halal, centrado nas leis islâmicas que determinam o que os muçulmanos podem consumir, é uma indústria em expansão com vasto potencial. Com uma população global muçulmana em crescimento, esse mercado representa uma oportunidade significativa. Vamos explorar sua magnitude e o papel do Brasil nesse cenário.

Brasil é o 1º país que vai poder exportar carne de frango para Argélia
Definindo o produto Halal
Um produto Halal segue rigorosamente as diretrizes islâmicas em sua cadeia de produção.

Isso abrange a matéria-prima, insumos, transporte e armazenamento, sem permitir qualquer contato com produtos suínos ou álcool. Com 1,9 bilhão de consumidores no mundo, o mercado Halal está destinado a crescer ainda mais, uma vez que a população muçulmana deve representar 25% da população global nos próximos anos.

Certificação Halal
Para ingressar nesse mercado em expansão, a certificação Halal é o primeiro passo. Ela garante que os produtos atendam aos requisitos islâmicos, tornando-os aceitáveis para os consumidores muçulmanos. Muitas empresas ao redor do mundo buscam essa certificação para acessar o mercado Halal em crescimento.

O Brasil como líder mundial
Conforme a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, o Brasil é o líder mundial no fornecimento de alimentos e bebidas para os 57 países da Organização da Conferência Islâmica. A carne de frango, em particular, ganha destaque nesse cenário.

Em 2022, as exportações desses produtos para esse bloco atingiram um impressionante total de US$ 23,41 bilhões, superando concorrentes especializados como Estados Unidos, Indonésia, Turquia, Austrália e China. Além disso, o Brasil expandiu suas operações para novos mercados, incluindo a Argélia, no norte da África.


Desafios e Oportunidades

Embora o comércio atual para o mercado Halal seja robusto, ainda existem desafios. Diversificar a pauta de exportações e ampliar a participação de itens de valor agregado, sobretudo alimentos industrializados, é uma área com grande potencial de crescimento.

Ainda há espaço para que a indústria brasileira aproveite as oportunidades oferecidas pelo mercado Halal em constante crescimento.

Página:

https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2023/11/09/brasil-lder-mundial-no-mercado-halal-de-alimentos-e-bebidas/16324.html