Portal GHF

Agronegócio

Brasil e Estados Unidos competem por importações de fosfatados

A maior demanda por fosfatados nos Estados Unidos e no Brasil está aumentando a concorrência por importações e elevando os preços dos fertilizantes nas Américas.

A maior demanda por fosfatados nos Estados Unidos e no Brasil está aumentando a concorrência por importações e elevando os preços dos fertilizantes nas Américas. Compradores de fosfatados dos Estados Unidos começaram a temporada de compras de verão no início de junho, mais cedo do que o início habitual, que acontece em julho, e as compras podem diminuir nas próximas semanas. Em comparação, o Brasil está em sua temporada de compras para abastecer a safra 2024-25 de soja. A oferta restrita para entregas ao Brasil no terceiro trimestre também impulsiona os preços dos fosfatados. Os preços dos fosfatados nos Estados Unidos estavam acima dos níveis de 2023 no início do período de compras. A produção doméstica ficou abaixo dos anos anteriores, forçando o mercado norte-americano a elevar a dependência das importações.

A disponibilidade restrita de fosfatados nos Estados Unidos fez com que compradores adquirissem mais TSP, um fertilizante à base de fosfato que não é amplamente utilizado no país. Um participante de mercado afirmou ter vendido mais TSP em maio do que em todo o ano de 2023. A disponibilidade de TSP também é restrita no Brasil. Agricultores esperavam um aumento acentuado nos volumes de TSP marroquino, com 46pc de P2O5. Mas o fornecimento não foi tão alto quanto o esperado e os compradores agora têm dificuldade para encontrar o produto nos mercados doméstico e de importação. No Brasil, as importações de MAP entre janeiro e maio ficaram 30pc abaixo do mesmo período do ano passado, uma vez que a maioria dos agricultores postergou suas aquisições, aguardando relações de troca e preços da soja mais vantajosos e preços mais baixos de fosfatados. Vários compradores dos Estados Unidos não conseguiram garantir MAP para o período de compras de verão, enquanto o DAP parece estar mais disponível.

Compartilhe

Página:

https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2024/07/03/brasil-e-estados-unidos-competem-por-importaes-de-fosfatados/20141.html