Portal GHF

Agronegócio

Baixo volume de negociações derruba cotação do boi gordo

Ritmo lento no mercado físico nacional mantém pressão sobre preços dos animais prontos para abate

Na segunda quinzena deste mês, o ritmo lento de negociações envolvendo o boi gordo no mercado interno tem pressionado a cotação do animal. Sendo assim, durante esta última semana, a pressão se manteve e resultou em novas baixas nos preços diários da proteína, segundo relatório divulgado pelo Cepea nesta quinta-feira (23).

O clima seco e quente em grande parte das regiões pecuaristas do país complica a situação dos produtores, visto que piora as condições do pasto. Sendo assim, os vendedores consultados pelo Cepea, que ainda possuem lotes disponíveis para venda, registram dificuldades em resistir aos valores mais baixos que têm sido propostos pela indústria.

Segundo dados da Secex, as exportações de carne bovina in natura registraram um bom desempenho no mês de maio, até aqui. Os embarques diários tem média de 10,694 mil toneladas, até o dia 17 deste mês. No total, já foram escoadas mais de 128 mil toneladas no período. 

Caso seja mantido o ritmo atual, as exportações devem terminar o mês com valores maiores que os observados, tanto no mês anterior, quanto no mesmo mês do ano passado. Em abril deste ano os embarques tiveram médias diárias de 9,456 mil toneladas, enquanto em maio do ano passado, foram 7,656 mil toneladas por dia.

Preço do boi gordo hoje

Após um crescimento de quase 2% no começo do mês, onde atingiu o valor de R$233,80 por arroba de 15 kg, a cotação do boi gordo no Indicador do Cepea recuou com força na segunda quinzena. Na última cotação, da quarta-feira (22), a queda acumulada no valor foi de 2,46%, com valor final de R$ 223,70 por arroba de 15 kg.

redação com informações do Cepea | Agrofy News

Página:

https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2024/05/23/baixo-volume-de-negociaes-derruba-cotao-do-boi-gordo/19443.html