Portal GHF

Agronegócio

Auditores agropecuários retomam atividade normal após aceitarem proposta do governo

Apesar disso, ANFFA revela insatisfação com não inclusão de demandas trabalhistas

Os auditores fiscais federais agropecuários aceitaram, com 68,5% dos votos em assembleia geral realizada ontem (dia 22), a proposta de reestruturação da carreira feita pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

A categoria garantiu que retormará as atividades normais a partir de hoje, após atuar em "operação padrão" - reduzida - desde janeiro.

Após mais de sete meses de negociações, o acordo prevê pagamento dos reajustes salariais em duas parcelas, mas outras pautas trabalhistas e não remuneratórias não foram incluídas na proposta.

Segundo o presidente do Anffa Sindical, Janus Macedo, a aprovação da proposta demonstrou, que de forma democrática, os auditores federais expressaram sua vontade.

“Não estamos satisfeitos, mas em razão do cenário de negociação, bem como do cenário político e orçamentário, a categoria aceitou a proposta com o compromisso da Diretoria Executiva Nacional do Anffa Sindical em permanecer lutando em busca do perfeito nivelamento com as demais carreiras de auditoria e fiscalização do serviço público federal”, declarou Janus.

O movimento dos auditores pedia melhores condições de trabalho a partir de uma reestruturação e da inclusão da carreira no ciclo de auditorias do Executivo federal.

A partir da decisão em assembleia, a operação padrão, iniciada em janeiro, será suspensa em todo o país a partir de amanhã.

No entanto, grande parte dos auditores segue demonstrando insatisfação com o governo e, em especial, com a condução do ministério nas negociações.


O Anffa Sindical também informou que seguirá acompanhando os desdobramentos de denúncias de assédio moral dentro de repartições do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e exonerações em massa de cargos de chefia.

Além disso, os profissionais têm relatado a precarização das condições de trabalho, especialmente para aqueles que atuam em jornadas exaustivas em regiões de fronteira e em frigoríficos.

O sindicato afirma que irá observar as medidas adotadas pelo Mapa quanto à estrutura de trabalho na área de defesa agropecuária.

Por redação | Agrofy News

Página:

https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2024/05/23/auditores-agropecurios-retomam-atividade-normal-aps-aceitarem-proposta-do-governo/19442.html