Agronegócio
Atividades portuárias devem ser prejudicadas por temporais no Norte e Nordeste do país
Linhas de instabilidade ganham força e podem trazer chuvas fortes atrasando as atividades de campo
Nesta sexta-feira (26) a chuva ainda é constante na faixa Norte e Nordeste do país, formando temporais que vão do Amapá até o Rio Grande do Norte, aponta a previsão da Somar Meteorologia. As precipitações podem trazer grandes impactos no transporte de grãos da região, devido a lentidão nas atividades portuárias de São Luís e Miritituba e o escoamento dos grãos pelas rodovias, que podem estar alagadas. Na Bahia, o cenário muda. A baixa umidade do solo já vem prejudicando alguns produtores do estado, principalmente no Vale do São Francisco onde há perdas estimadas de soja e algodão.
Na região Sudeste, as pancadas rápidas de chuva devem atingir grande parte de São Paulo, algumas áreas produtoras de café arábica no sul de Minas e de conilon no Espírito Santo, mas com a presença do bloqueio atmosférico na região, o clima seco ainda prevalece.
O clima seco também se mantém na região Centro-Oeste do país. Grande parte dos estados de Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul ainda sofrem com tempo ensolarado e sem grandes acumulados de chuva nesta sexta-feira, o que pode causar preocupação aos produtores de milho segunda safra. A tendência é que o bloqueio atmosférico se rompa a partir da próxima semana trazendo chuvas, ainda espaçadas para a região.
No Sul do país, a formação de uma nova frente fria e um corredor de umidade que vem da Amazônia deve trazer temporais à metade sul do estado gaúcho, especialmente nas áreas de fronteira com o Uruguai, podendo diminuir o ritmo da colheita do arroz nessas regiões. Em Santa Catarina e no Paraná, o clima deve se manter mais ameno com chuvas pontuais e de baixo volume.
Página:
https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2021/03/26/atividades-porturias-devem-ser-prejudicadas-por-temporais-no-norte-e-nordeste-do-pas/886.html