Agronegócio
Associação manifesta preocupação com trabalhadores na Expointer
Evento acontece de forma presencial em setembro e poderá receber 15 mil pessoas por dia
Diante da iminente realização da Expointer 2021, a Associação dos Fiscais Agropecuários do RS (Afagro) enviou nesta terça-feira (20) um ofício ao Departamento de Defesa Agropecuária (DDA) da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). No documento, a associação manifesta preocupação com as condições de trabalho dos servidores e solicita informações sobre o planejamento para alojamento dos trabalhadores na feira.
“O que me preocupa é como a secretaria pretende alojar os colegas, pois ainda precisamos manter o distanciamento social e quem conhece a estrutura do alojamento sabe que é bastante complicado de cumprir este protocolo”, comenta o conselheiro fiscal da Afagro Aleverson da Silva Barcelos, que já trabalhou diversas vezes da Expointer.
Além das questões relacionadas à pandemia e aos protocolos que devem ser seguidos para prevenção da Covid-19, a Afagro também pontuou problemas que já existiam em 2019, como a precariedade do alojamento. Conforme relatório do Ministério Público do Trabalho (MPT), há necessidade de melhorias nas instalações elétricas dos chuveiros do alojamento central e reforma do alojamento da cria.
Por fim, a Afagro também fala sobre a meia diária paga aos servidores alojados, valor este que corresponde a R$ 61,50. “Como é de conhecimento do público que costuma participar da Expointer, os custos com alimentação dentro do parque durante a feira são elevados. Portanto, o valor é insuficiente para suprir as necessidades”, afirma a vice-presidente da Afagro, Beatriz Scalzilli.
Apesar da pandemia, a Expointer 2021 está prevista para ser realizada presencialmente, de 4 a 12 de setembro. “Considerando a grandiosidade da feira, a pujança do agronegócio gaúcho e a importância do trabalho executado por todos os servidores, não nos parece adequado que os trabalhadores que fazem o evento acontecer não tenham condições dignas para estadia e alimentação”, acrescenta Barcelos.
* informações assessoria de imprensa
Página:
https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2021/07/21/associao-manifesta-preocupao-com-trabalhadores-na-expointer/2973.html