Portal GHF

Agronegócio

Arábica e robusta recuam 9,86% e 16,4% no mês de maio, respectivamente

Após altas históricas, preços caem com força na primeira quinzena do mês

As cotações do café, tanto arábica, quanto robusta, caíram com força nos primeiros quinze dias do mês de maio. Anteriormente, os preços do robusta haviam chegado a patamares recorde por conta da crise na produção do Vietnã, maior produtor da variedade no mundo, segundo o Cepea.

As quedas acumuladas nesta quinzena já somam 9,86% e 16,4% para o arábica e robusta, respectivamente. Esse recuo chegou a ser maior, mas os preços já se recuperaram um pouco. O robusta, por exemplo, chegou a ter queda de 20,49% no acumulado do mês, e o arábica de 12,4%.

Produtores do café focam na colheita
Segundo relatório divulgado pelo Cepea nesta quarta-feira (15), os cafeicultores do país estão focando suas atividades na colheita do grão. No caso do arábica, o volume ainda é bem baixo, cerca de 10% do total da produção.

De acordo com o relatório, os locais mais avançados nas operações são a zona da mata e Minas Gerais, o noroeste do Paraná e São Paulo, com colheita entre 5% e 10%. 


No restante, produtores têm relatado baixos rendimentos nesta fase inicial da safra, com menor qualidade para os cafés mais novos, que ainda estão verdes e pequenos, com baixo índice de peneira 17 acima.

Já para o robusta, a colheita em Rondônia e no Espírito Santo está mais adiantada, como é esperado. Porém, o cenário de qualidade baixa para os lotes iniciais também está sendo comum nesta variedade.

Ainda segundo o relatório do Cepea, cerca de 30% do café de Rondônia já foi colhido, enquanto no Espírito Santo o valor está entre 10% e 20%.

redação com informações do Cepea | Agrofy News

Página:

https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2024/05/15/arbica-e-robusta-recuam-986-e-164-no-ms-de-maio-respectivamente/19291.html