Portal GHF

Agronegócio

Alerta vermelho do Inmet continua ligado por conta de onda de calor

São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro devem ser os estados mais afetados

Desde o fim da semana passada, o Inmet emite todos os dias um alerta para uma forte onda de calor que atinge alguns estados do Sudeste, Centro-Oeste e Sul do país. Essa onda de calor significa que as temperaturas na região estão em 5°C acima da média para o período.

A área de ação desta onda de calor se estende por uma longa faixa de terra no território brasileiro: ocupa por completo os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, quase todo o Rio de Janeiro, o sul do Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, e o norte do Paraná.

A previsão é de calor extremo em algumas regiões. No Mato Grosso e no Rio de Janeiro, a máxima pode chegar a 37°C. Em São Paulo e no Paraná, o calor extremo tem atrapalhado o desenvolvimento do milho segunda safra, e pode piorar ainda mais.

Além disso, outras regiões têm sofrido com a restrição hídrica, que pode afetar a produtividade da safra no longo prazo, caso dure muito tempo.

Previsão do tempo para o Rio Grande do Sul hoje
Hoje o tempo é seco no estado gaúcho. As chuvas dão trégua mas o frio avança com certa força por conta da frente fria que trouxe as chuvas de ontem (9).

Em Porto Alegre, mínima de 14°C e máxima de 19°C. Apesar do tempo seco, o sol deve ser pouco visível durante o dia por conta do excesso de nuvens.

redação com informações do Inmet e MetSul | Agrofy News

Página:

https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2024/05/09/alerta-vermelho-do-inmet-continua-ligado-por-conta-de-onda-de-calor/19181.html