Portal GHF

Agronegócio

Agrotóxicos: força-tarefa fecha fábricas e prende suspeitos de roubo e adulteração

As investigações duraram meses até que as autoridades entendessem todo o esquema. Até produtos não liberados no país eram vendidos

Uma força-tarefa envolvendo o Ministério da Agricultura, Ibama, Anvisa, Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal de Goiás fechou nesta quinta-feira, 10, fábricas de agrotóxicos falsificados e roubados. Quatro pessoas foram presas na ação.


Foto: Polícia Civil de Goiás

A operação teve como alvo empresas que fraudavam marcas de agrotóxicos e comercializavam para produtores rurais. As pessoas jurídicas foram descobertas pela Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas (Decar) da Polícia Civil de Goiás, no começo deste ano.

Os auditores fiscais federais agropecuários do Ministério da Agricultura,, com o apoio da inteligência do Ibama, da PRF e das policias locais monitoraram por seis meses o fluxo fiscal e comercial a organização criminosa que atuava em vários estados do país.


Durante a investigação, foi descoberto um esquema que comprava agrotóxicos vencidos e roubados em um mercado paralelo, para realizar parte da produção dos produtos falsificados. Com essa tática, os produtores rurais tinham como desconfiança a falta de qualidade na fabricação dos produtos, com grande parte da produção agrícola perdida.

Foram fiscalizadas de forma simultânea sete empresas, o que rendeu um total de 128 infrações cometidas, que se dividiram entre a manipulação de marcas sem a autorização da empresa produtora até a importação de agrotóxicos sem registro no Ministério da Agricultura.

Além dos produtos fraudados, ainda foram recuperados 12.715 kg de agrotóxicos furtados, que retornarão para as vítimas dos furtos.

Também participaram das ações a Vigilância Sanitária Municipal de Goiânia e a Secretaria do meio ambiente de Aparecida de Goiânia, que interditou os galpões.

Página:

https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2021/06/11/agrotxicos-fora-tarefa-fecha-fbricas-e-prende-suspeitos-de-roubo-e-adulterao/2263.html