Portal GHF

Agronegócio

Agrotóxicos e fertilizantes são apreendidos em Campinas/SP

As apreensões resultaram em mais de R$ 6 milhões de prejuízo aos infratores e ocorreram durante fiscalização no Porto Seco Libraport onde identificou-se insumos agrícolas importados ilegalmente da China

Uma operação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Receita Federal do Brasil (RFB) apreendeu 10 mil quilos de agrotóxicos e 36 mil quilos de fertilizantes importados ilegalmente em Campinas, no estado de São Paulo. A ação contou com o apoio da Força-Tarefa de Segurança Pública do Mato Grosso (FTSP/MT).


Conforme as informações que foram divulgadas pelo Mapa, as apreensões resultaram em mais de R$ 6 milhões de prejuízo aos infratores e ocorreram durante fiscalização no Porto Seco Libraport onde identificou-se insumos agrícolas importados ilegalmente da China. Os agrotóxicos estavam misturados aos fertilizantes e apresentavam a mesma rotulagem destes. Já a carga de fertilizante estava com rotulagem em desacordo com o registro do produto no Mapa.

Para a auditora fiscal federal agropecuária, Juliana Moreira, a ação tem importante resultado para a saúde pública, pois retira do mercado agrotóxicos ilícitos, prejudiciais à saúde do trabalhador rural e da sociedade.

Para a detecção dos agrotóxicos ilegais, o Mapa utilizou o espectrômetro portátil com tecnologia de espectroscopia no infravermelho com transformador de Fourier (FTIR), que possibilitou uma conclusão imediata da ilegalidade.

A operação contou com a cooperação do Serviço de Fiscalização de Insumos e Sanidade Vegetal e da Divisão de Fiscalização e Coerção ao Trânsito e Comércio Irregulares por meio do Programa de Vigilância em Defesa Agropecuária para Fronteiras Internacionais (Vigifronteira) do Mapa.

Página:

https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2022/10/04/agrotxicos-e-fertilizantes-so-apreendidos-em-campinassp/10091.html