Portal GHF

Agronegócio

Agropecuária impulsiona PIB gaúcho no primeiro trimestre do ano

Setor apresentou variação positiva de 42,2% frente ao trimestre anterior

A economia do Rio Grande do Sul registrou crescimento de 4% no primeiro trimestre de 2021 na comparação com os últimos três meses de 2020. O resultado positivo do Produto Interno Bruto (PIB) gaúcho encontra boa parte nos números da agropecuária que, depois de sofrer com os impactos da forte estiagem no começo do ano passado, se destacou na recuperação. 

O setor apresentou variação positiva de 35,7% em relação ao trimestre imediatamente anterior e de 42,2% se comparado o período de janeiro a março do ano passado.

De acordo com o Departamento de Economia e Estatística, vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, que divulgou os dados na última quinta-feira (10), a variação positiva da agropecuária, na comparação com o primeiro trimestre de 2020, é fruto do aumento da produção nas culturas de soja (+74,0%), uva (+29,2%), fumo (+20,6%) e milho (+5,2%). 

Entre as principais culturas agrícolas do Estado, o arroz apresentou resultado semelhante ao do ano anterior (-0,8%).

 

Informações por SEAPDR/ RS

Página:

https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2021/06/11/agropecuria-impulsiona-pib-gacho-no-primeiro-trimestre-do-ano/2259.html