Portal GHF

Agronegócio

Agroindústria investe R$ 500 milhões em nova planta de grãos no Tocantins

Unidade entrará em operação nesta semana, com capacidade para esmagar cerca de 800 mil toneladas de soja por ano

A Fazendão Agronegócio, uma das maiores empresas do setor agroindustrial da região central do Brasil, investiu R$ 500 milhões em uma nova planta de grãos localizada em Luzimangues, distrito de Porto Nacional (TO). 

A unidade entrará em operação nesta semana, com capacidade para esmagar cerca de 800 mil toneladas de soja por ano, produzindo farelo e óleo degomado. 

Esse volume se soma às mais de 600 mil toneladas anuais já processadas no sul do estado, mais que dobrando a capacidade de produção da empresa.

Instalada em uma área de 800 mil metros quadrados, a planta faz parte de um projeto maior que inclui, em sua segunda fase, a produção de etanol a partir do milho e biodiesel.

Expansão futura
No primeiro semestre de 2025, a Fazendão planeja inaugurar uma usina de etanol com capacidade para produzir 350 mil litros de etanol de milho por dia. 

Já a planta de biodiesel, prevista para entrar em operação no final de 2025, terá capacidade de produção de mil metros cúbicos diários.

area total fazendao
Logística e infraestrutura
A nova indústria foi estrategicamente conectada à Ferrovia Norte-Sul, operada pela VLI Logística, permitindo acesso ao Arco Norte brasileiro, um ponto-chave para as exportações agropecuárias. 

A escolha de Porto Nacional, importante polo industrial do Tocantins, se deve à sua proximidade com a plataforma multimodal da ferrovia, crucial para o transporte da crescente produção estadual.

fazendao tocantins agro
História e atuação
Desde sua fundação em 2004, com uma loja em Gurupi, a Fazendão cresceu exponencialmente. 

Hoje, processa mais de 1,5 milhão de toneladas de grãos, emprega mais de 700 colaboradores e possui capacidade de armazenamento superior a 700 mil toneladas. A nova unidade deve criar mais 1.000 empregos indiretos.

Volney Aquino, CEO da Fazendão, destacou os investimentos em infraestrutura ferroviária, como o transbordo de grãos em Gurupi, também conectado à Ferrovia Norte-Sul. A ferrovia facilita o escoamento da produção para os portos de Itaqui, em São Luís (MA), e Santos (SP), principais pontos de exportação do agronegócio brasileiro.

"A proximidade com as distribuidoras de combustíveis será um diferencial quando a produção de etanol e biodiesel estiver em pleno funcionamento, garantindo um escoamento eficiente", afirmou Aquino.

Atendendo à demanda global
Com a crescente demanda global por alimentos, a Fazendão se preparou para atender os mercados internacionais, conquistando certificações como a International Sustainability & Carbon Certification (ISCC EU) e a Biomass Biofuel Sustainability Voluntary Scheme (2VSBS), essenciais para as exportações.

"A Fazendão é uma empresa genuinamente tocantinense e sempre colaborou para o desenvolvimento do estado, que oferece segurança jurídica e atrai investidores", concluiu Aquino.

Por redação | Agrofy News

Página:

https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2024/10/22/agroindstria-investe-r-500-milhes-em-nova-planta-de-gros-no-tocantins-/22184.html