Portal GHF

Agronegócio

Agosto 2021: atualização do cenário global de lácteos

Agosto 2021: atualização do cenário global de lácteos

Os fundamentos gerais do mercado ao longo dos próximos trimestres permanecerão, principalmente, favoráveis aos preços, uma vez que a produção de leite no hemisfério norte cresce em um ritmo mais lento e a melhoria da situação da Covid-19 permite a reabertura gradual dos canais de foodservice.

A demanda por produtos lácteos permanece estável, embora interrupções devido à rápida disseminação da variante Delta da Covid-19 em populações não vacinadas saiu do controle em muitas regiões, forçando muitos governos a re-impor as restrições.

O comércio global cresceu 4,8% com relação ao ano anterior em maio de 2021 e 3,9% em relação a maio de 2019. O forte ganho em relação ao ano anterior é parcialmente devido à calmaria no comércio causada pelo impacto das interrupções de portos por causa da Covid-19, mas o aumento contínuo na demanda da China explica uma grande parte dos ganhos totais. O tema recorrente do domínio da China continuou e provavelmente permanecerá nos dados de junho com base nos dados de exportações de junho da Nova Zelândia.

A expansão da demanda da China continua sendo crítica para o equilíbrio do mercado global, com seu crescimento nas importações superando alguns pontos fracos na demanda de leite em pó de algumas regiões desafiadas pela acessibilidade de preços firmes.

No curto prazo, os preços das commodities podem ficar mais fracos, já que os compradores resistem aos preços elevados.

O excesso de leite nos Estados Unidos diminuirá gradualmente, com sinais de um pico no número de vacas, enquanto os volumes de queijo e de manteiga devem melhorar à medida que a demanda se recupera com uma participação mais forte dos foodservices.

O reequilíbrio do mercado de queijos dos EUA terá um impacto importante em sua competitividade de exportação, enquanto o crescimento da produção de leite em pó desacelerará.

O tamanho do pico de produção de leite na Nova Zelândia na atual temporada continua sendo uma incógnita, mas uma “temporada normal” está prevista, e um forte preço do leite conduzirá a uma maior produção nas fazendas da Nova Zelândia.

A sustentabilidade da forte demanda chinesa por leite em pó integral, queijo e manteiga é especificamente crítica para o quão bem a Nova Zelândia pode equilibrar seus suprimentos de leite em pó integral e influenciar a disponibilidade de gordura da manteiga - que já sofre com a fraca demanda nos mercados em desenvolvimento

Artigo de Dustin Boughton, da Maxum Foods, traduzido e adaptado pela equipe MilkPoint. 

Página:

https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2021/08/05/agosto-2021-atualizao-do-cenrio-global-de-lcteos/3272.html