Portal GHF

Agronegócio

Afinal, quem será o substituto de Neri Geller no Mapa?

Governo parece ter escolhido nome, mas bancada do agro é contra a indicação política

Neli Geller deixou o cargo de secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária há duas semanas após denúncias sobre possíveis irregularidades na participação de pessoas ligadas a ele no leilão público para compra do arroz importado.

Desde então o cargo está vago e a escolha para assumir a secretaria, que é uma das principais nas tomadas de decisão do Plano Safra, segue gerando impasse no governo.

Ontem, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou desconhecer quem assumirá a vaga de Geller.

Mesmo chefe da pasta, ele afirmou ao jornal O Estado de S. Paulo que não vai definir o substituto. “Quem vai indicar será o Padilha (ministro das Relações Institucionais)”, afirmou Fávaro. 

Se depender de Padilha, o cargo parece já ter um destino: o ex-presidente dos Correios e do Sebrae, Guilherme Campos Júnior deve ser o escolhido.

Campos atualmente ocupa o cargo de superintendente do Ministério da Agricultura em São Paulo e seu nome foi indicado pelo Partido Social Democrático (PSD) para Padilha, que já afirmou que não há objeção à indicação.

“É uma pessoa qualificada. Tem características técnica e política para o cargo, agora é tramitação administrativa”, explicou Padilha (foto).

Embora Campos seja o escolhido de Padilha, não é descartada uma mudança de última hora, já que a indicação para o cargo será política e gerou descontentamento na bancada ruralista.

Impasse
Ontem, a CNN divulgou que parlamentares estão descontente com o nome de Campos e querem ser ouvidos para a indicação à vaga de Geller.

Segundo o canal, a bancada ruralista trabalha para fortalecer o nome de Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), como possível articulador pela indicação.

Como o governo tem perdido várias votações dentro do Congresso, Jardim pode ganhar o braço de ferro com Padilha.

A FPA é favorável ao nome do assessor especial do Ministério da Agricultura Carlos Ernesto Augustin, o “Teti”, para assumir a vaga.

Segundo a FPA, Teti tem histórico de proximidade e boa convivência com os setores do agro, conforme informou o Globo.

Nomeado
Enquanto Campos não é oficializado no cargo, o Mapa nomeou Wilson Vaz de Araújo como o novo secretário adjunto de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na semana passada.

Vaz é servidor de carreira da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e estava na diretoria do Departamento de Política de Financiamento ao Setor Agropecuário da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura.

O cargo segue vago às vésperas do lançamento do Plano Safra 2024/2025. Ontem, o governo federal alterou a data do anúncio que seria hoje para o dia 3 de julho, também uma quarta-feira.

Por redação | Agrofy News

Página:

https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2024/06/26/afinal-quem-ser-o-substituto-de-neri-geller-no-mapa/20023.html