Agronegócio
ABCZ recebe 22º Congresso Nacional dos Leiloeiros Rurais
Uberaba, no Triângulo Mineiro, foi palco, durante três dias, do 22º Congresso Nacional dos Leiloeiros Rurais
Uberaba, no Triângulo Mineiro, foi palco, durante três dias, do 22º Congresso Nacional dos Leiloeiros Rurais, promovido pelo Sindicato Nacional dos Leiloeiros Rurais (SNLR). O evento reuniu especialistas e representantes do setor para debater temas essenciais para o mercado pecuário.
“Tratamos de temas como melhoramento genético, genômica e todos os aspectos envolvidos na seleção de um bom rebanho, seja leiteiro ou de corte. Naturalmente, estamos dentro da ABCZ e falando de zebuínos”, destaca Lourenço Campo, Presidente do SNLR.
A maior parte da programação ocorreu na sede da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). O Salão Nobre recebeu importantes nomes do agronegócio em palestras e painéis que contaram com a participação de criadores e dos principais técnicos da entidade.
“O nosso chefe do Melhoramento Genético, Henrique Ventura, apresentou uma palestra explicando o nosso programa, a força do PMGZ e suas novidades, além de abordar temas mais complexos da genômica. O Ricardo Abreu, nosso gerente de fomento do PMGZ, e a Mariana Alencar também contribuíram com suas apresentações, sendo a de Mariana especialmente relevante para o setor leiteiro", comenta Gabriel Garcia Cid, Presidente da ABCZ.
A forte presença do corpo técnico da ABCZ foi um dos destaques do congresso. “O suporte da ABCZ foi espetacular. Em 22 anos de congresso, nunca tivemos tanta visibilidade. Talvez este tenha sido o melhor evento que já realizamos”, ressalta Lourenço Campo.
Encerrando a participação da ABCZ, o pecuarista e Procurador Jurídico da entidade, Frederico Diamantino, abordou um dos temas mais aguardados do congresso: os desafios jurídicos dos leiloeiros rurais diante da necessidade de atualização da legislação.
"Temos um decreto de 1932 e uma lei de 1964, mas é preciso evoluir. Precisamos de uma nova legislação alinhada com os desafios e necessidades dos dias atuais. Essa discussão é essencial e deve se estender não apenas ao dia de hoje, mas ao longo de todo o ano", afirma.
"Os leiloeiros rurais são a voz da pecuária. São eles que conectam o que é produzido pelos nossos associados — reprodutores e matrizes puras — ao mercado, que, por sua vez, transforma isso em carne e leite”, finaliza o Presidente da ABCZ.
COMPARTILHE
Página:
https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2025/02/03/abcz-recebe-22-congresso-nacional-dos-leiloeiros-rurais/23890.html