Portal GHF

Agronegócio

ABCZ GHF lamentam o falecimento de Leda Ferreira Góes

Entusiasta da raça Gir, pecuarista se despediu neste domingo (28), após quadro grave de insuficiência respiratória

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) vem a público lamentar o falecimento da pecuarista Leda Ferreira Góes. Apaixonada pela raça Gir, ela se despediu na manhã deste domingo (28), aos 86 anos, em Goiânia (GO), em decorrência de quadro grave de insuficiência respiratória. Leda Góes foi acometida por Alzheimer e estava acamada há cerca de oito anos.

Membro do quadro de associados da entidade desde 2001, Leda Góes desenvolveu durante décadas um sólido trabalho de seleção e melhoramento genético do Gir, na Fazenda Gir da Favela, ao lado do esposo, Aderbal Góes.

Foi presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Gir (ASSOGIR), no início dos anos 2000 e, em 2007, teve seu nome anunciado para disputar a presidência da ABCZ, mas se retirou do pleito antes da eleição.  

Após esse período, a pecuarista formou parceria com “os meninos”, como chamava os filhos, Luiz Alberto e Maxwel, retomando a participação do Gir da Favela nas pistas das exposições pecuárias pelo país.  

Em seu retorno, Leda Góes publicou na página da Fazenda Gir da Favela, na internet: “Estou de volta às pistas do Brasil com meu plantel e dos “meninos”, e sorrindo novamente. Vou com o Gir até o fim dos meus dias, quero morrer perto de uma vaca Gir”, declarou.

O filho Luiz Alberto destaca que a pecuarista fez tudo o que quis durante a vida. “Ela viveu plenamente, fazendo o que tinha vontade. Apaixonada pelo Gir, lutou incessantemente pela raça. Quem a conheceu, sabe que foi uma guerreira”, finalizou.

A ABCZ e GHF presta solidariedade e os mais profundos sentimentos aos amigos e familiares de Leda Ferreira Góes.
 

COMPARTILHE

Página:

https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2023/05/29/abcz-ghf-lamentam-o-falecimento-de-leda-ferreira-ges/13786.html