Portal GHF

Agronegócio

6 novas usinas eólicas foram postas em funcionamento pela Copel no Rio Grande do Norte

No total, as novas unidades de geração de energia eólica tem, juntas, 20,8 megawatts de capacidade instalada

A Copel deu largada no seu novo projeto para a geração de energia eólica, com o início do funcionamento de seis parques geradores de energia eólica no complexo eólico Jandaíra, no estado do Rio Grande do Norte. As novas unidades possuem juntas 20,8 megawatts de capacidade instalada, de acordo com o documento enviado ao mercado nesta segunda-feira (17).

Os primeiros aerogeradores das usinas a entrarem em operação comercial fazem parte do parque Jandaíra IV e representam 23% da capacidade instalada total. Já os outros 19 aerogeradores (73% do total de 26) seguem funcionando em teste e a energia gerada está sendo liquidada.

“As novas usinas eólicas devem entrar em operação comercial de forma escalonada até o final de 2022, mais de dois anos antes do início do prazo para entrega do suprimento contratado”, declara.

COMO FUNCIONA AS TURBINAS EÓLICAS?

Novo parque eólico pertence totalmente a Copel
Com 100% de pertencimento à Copel GeT, o empreendimento está localizado no município de Jandaíra e compõem quatro usinas eólicas, totalizando 90,1 MW de capacidade instalada e conta com financiamento do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) para cerca de 50% do investimento previsto.

“O início das operações das usinas reforça a estratégia da Copel de crescimento sustentável e o compromisso de criação de valor com investimentos em projetos que contribuem para diversificação e ampliação de seu portfólio através de fontes de energia renováveis”, declara a empresa.

Quando as 26 unidades de geração eólica estiverem em operação, juntamente com a recente aquisição dos Complexos Aventura e Sant Rosa & Mundo Novo, a geração de energia eólica passará a representar 17% da capacidade total instalada do Grupo Copel.

Página:

https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2022/10/19/6-novas-usinas-elicas-foram-postas-em-funcionamento-pela-copel-no-rio-grande-do-norte/10309.html