Portal GHF

Agronegócio

17ª ExpoGenética

17ª ExpoGenética: maior feira de zebuínos avaliados do país destaca olhar apurado do criador na busca por excelência genética

Feira abordará sustentabilidade e precisão e trará temas inéditos como a aproximação da seleção genética com a indústria frigorífica
 
No dia 16 de agosto, no Recinto de Avaliações das Raças Zebuínas Torres Homem Rodrigues da Cunha, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) abrirá oficialmente a 17ª edição da ExpoGenética.

Com o tema "Olhar com precisão - nossa busca por excelência genética", a ExpoGenética 2024 trará uma programação repleta de atividades e novidades para os participantes. Serão 25 leilões e quatro shoppings de animais, proporcionando oportunidades únicas de negócios e aquisição de animais de qualidade.
Na sexta (16) terá o primeiro leilão oficial, sendo o remate da JBJ GENETICS – Edição ExpoGenética, que será realizado na pista de julgamentos.

No sábado (17), a entidade fará a entrega da obra de adequação da área de apresentação de animais do Tatersal Rubico Carvalho nos pavilhões Cel. Geraldino Rodrigues da Cunha e Ernesto de Salvo.
Na segunda-feira (19), o presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, dará as boas-vindas à programação técnica da ExpoGenética, que, neste ano, contará com a participação de convidados especiais, trazendo temas inéditos e relevantes para o setor. Destaque para a palestra "A Visão da Indústria Frigorífica", que será ministrada por Eduardo Pedroso, diretor executivo e de originação da JBS.

Na quinta (22), acontecerá o Encontro Nacional de Criadores Participantes do PMGZ, onde serão apresentados os números e novidades do programa de melhoramento genético da ABCZ.
 
Todas as gerações têm espaço para aprender na ExpoGenética, que apresentará a 21ª edição dos projetos Zebu na Escola e Zebu na Universidade. Além disso, o 7º Encontro ABCZ Mulher 2024 contará com uma palestra inspiradora da senadora e liderança do agronegócio, Tereza Cristina.

Para os criadores interessados em melhorar os rebanhos, haverá ainda a aguardada eleição dos touros testados no PNAT (Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens), que irão para coleta de sêmen e distribuição nos rebanhos parceiros do programa. O Leilão Touros PNAT, que chega à sua 7ª edição e será realizado no Pavilhão Multiuso, será uma oportunidade única de adquirir exemplares das raças zebuínas.

A feira também sediará o Encontro Rural Jovem e os tradicionais Mérito ExpoGenética e Mérito ABCZ Mulher.
Para mais informações, programação completa e horários, acesse nosso site oficial em www.expogenetica.com.br.

Resenha ExpoGenética
??️ Avaliações Genéticas;
??️ Encontro ABCZ Mulher;
??️ + de 50 Criadores/Expositores;
??️ Encontro de Criadores do PMGZ;
??️ Leilão de Touros PNAT;
??️ Mérito ExpoGenética e ABCZ Mulher;
??️ 25 leilões e quatro shoppings de animais;
??️ Palestras técnicas e mesas redondas;
??️ Encontro ABCZ Jovem;
??️ Zebu na Escola e na Universidade.

Em 2023, foram mais de 40 criadores/expositores e 913 animais de diferentes raças zebuínas vendidos, um faturamento de R$ 52.280.016,00 nos leilões, superando em 11,2% a edição de 2022;
O animal mais valorizado da 16ª ExpoGenética foi a fêmea Galática MAT, comercializada por R$ 1.020.000,00;
Encontro Técnico com mais de 100 profissionais da área;
+ de 90 visitantes estrangeiros das Américas do Sul e Central;

Olhar com precisão - Em 2008, a pecuária sustentável começa a ser preconizada pela ABCZ. Em agosto do mesmo ano, a entidade realiza a 1ª edição da ExpoGenética e, junto à novidade, após 15 anos de negociações, consegue a autorização para que criadores brasileiros pudessem importar embriões de zebuínos da Índia.

Nas últimas duas décadas, a genética bovina já era um campo de estudo consolidado, os programas de melhoramento genético já existiam, mas num patamar diferente do que vemos atualmente. Algo que definitivamente não mudou foi a autoridade do olhar do criador, ferramenta importante e indispensável para a avaliação genética.

Esse olhar apurado de quem produz foi aprimorado com o avanço da tecnologia e o desenvolvimento de novas ferramentas, como a genômica. Assim, os criadores começaram a acessar informações que aceleraram o processo de melhoramento genético, obtendo características desejáveis, como ganho de peso, resistência e qualidade da carne. Além disso, o uso de técnicas de reprodução assistida, como a inseminação artificial e a transferência de embriões, se tornou mais comum ao longo dos anos.

Outro avanço importante foi a disponibilidade de informações genéticas em bancos de dados centralizados, como o promovido pela ABCZ. O maior banco de dados zebuínos do mundo soma mais de 23 milhões de animais avaliados.
 

COMPARTILHE

Página:

https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2024/07/24/17-expogentica/20530.html