Portal GHF

Agronegócio

À frente da Nelore e na defesa das raças zebuínas

Victor Paulo Silva Miranda, novo presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e Conselheiro Consultivo da ABCZ no estado do Espírito Santo, fala sobre os desafios da gestão para o biênio 2023-2025

Foi acompanhando o tio Dalton Dias Heringer nas fazendas da família, que o novo presidente da Nelore, Victor Paulo Silva Miranda inspirou-se a seguir com a pecuária. “Há cerca de 32 anos começamos a introduzir a raça Nelore no rebanho das fazendas da família - inicialmente com animais cara limpa e, depois, por volta de 20 anos atrás, adquirimos os primeiros animais Nelore PO., foi aí que iniciou a trajetória da seleção do Nelore Heringer”, conta.

O criatório evoluiu e hoje integra os programas de melhoramento genético da ABCZ: PMGZ e o PNAT. “Os resultados do melhoramento genético que temos conseguido no processo de seleção, temos comprovado através dos resultados alcançados em iniciativas promovidas pela ACNB e desta forma, seguimos trabalhando continuamente para ofertar ao mercado animais Nelore selecionados, que possam contribuir para a produção de carne brasileira, de forma eficiente, sustentável e com muita qualidade” destaca Victor.

Ao assumir a ACNB, Victor reconhece a responsabilidade de estar à frente de uma Associação que representa os criadores da raça bovina com o maior rebanho no Brasil, responsável por uma das principais fatias de produção de carne do mundo.  

“Acredito muito na união de forças através do associativismo e confesso que eu não tinha planos de assumir a Presidência da ACNB, mas meu nome foi proposto pelo amigo Nabih e pelo Conselho Deliberativo da ACNB, e então, grato pela confiança depositada em mim pelo Ex-Presidente e pelo Conselho, após consultar minha família, me coloquei à disposição. Com absoluta certeza, sinto-me muito honrado e feliz!”

Quanto aos novos desafios, com ajuda da Diretoria, o novo presidente da ACNB pretende dar continuidade e reforçar todos os atuais projetos da entidade, valorizando ainda mais a participação da raça Nelore no cenário da pecuária nacional. “Fortalecer os julgamentos raciais nas exposições e o Ranking de Criadores e Expositores, ampliar ainda mais o Circuito Nelore de Qualidade, buscar novos parceiros para os selos de certificação da carne Nelore, reforçar as ações de esclarecimento e promoção da carne junto ao público em geral, ampliar as atividades da Universidade do Boi e da Carne, intensificar a difusão de conhecimento e oferecimento de estágios aos estudantes de ciências agrárias, aumentar o número de leilões oficiais, realizar uma Expoinel numerosa e com agenda de leilões forte, e fechar o ano com uma Nelore Fest grandiosa”, destacou. 

Conselho Consultivo da ABCZ- Além da presidência da Nelore Nacional, Victor é membro do Conselho Consultivo da ABCZ pelo estado do Espírito Santo.
“É também uma honra ser Conselheiro Consultivo da ABCZ, ao lado do também nelorista, Beraldo Barcelos, e do criador de Guzerá Carlos Dumans. Estaremos empenhados para ajudar a Diretoria da ABCZ na missão de preservar e desenvolver as raças zebuínas, contribuindo para a evolução da pecuária nacional. Pessoalmente, pretendo incentivar a adesão dos criadores capixabas ao PMGZ, e criar situações para evidenciar os resultados do uso de genética melhoradora em rebanhos comerciais”, finalizou Miranda.


Nova diretoria da ACNB (2023 – 2025)

Presidente – Victor Paulo Silva Miranda
1º Vice-Presidente – Nabih Amin El Aouar
2º Vice-Presidente – Paulo de Castro Marques
3º Vice-Presidente – Felipe Carneiro Monteiro Picciani
Diretor – Adilton Boff Cardoso
Diretor – André Ribeiro Bartocci
Diretor – Bruno Abreu Leão
Diretor – Gilson de Sousa Kyt
Diretor – João Leopoldino Neto
Diretor – Luiz Carlos Marino
Diretor – Raphael Zoller
Diretor – Romildo Antônio da Costa

COMPARTILHE

Página:

https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2023/08/17/-frente-da-nelore-e-na-defesa-das-raas-zebunas/15085.html