O que esperar do tempo no superferiado de Páscoa e Tiradentes?
Frente fria avança pelo país e muda o clima em várias regiões durante o feriado prolongado

O Brasil se prepara para um raro superferiado que unirá a Sexta-feira Santa (18) ao feriado de Tiradentes (21 de abril), estendendo o descanso por quatro dias.
Mas quem espera tempo firme para aproveitar o período deve ficar atento: há risco de temporais em várias regiões do país, segundo a Climatempo.
As condições atmosféricas continuam favoráveis à formação de nuvens carregadas, com alta umidade e temperaturas acima da média para abril.
Uma frente fria deve avançar pelo Sul e Sudeste, alcançando até o litoral da Bahia, e provocando instabilidade ao longo do feriadão, segundo a Climatempo.
Região Sul: frio, geada e sol após temporais
No Sul, o superferiado começa com pancadas de chuva nos três estados. Na sexta (18), uma frente fria chega ao sul do Rio Grande do Sul, com risco de temporais no oeste e norte do Paraná, no Vale do Itajaí e no litoral catarinense.
No sábado (19), a frente avança sobre Santa Catarina e Paraná, com previsão de chuva forte no litoral, em Florianópolis e Curitiba.
Já o Rio Grande do Sul terá sol na maior parte do estado, exceto na serra e no noroeste, onde o céu continua encoberto. A chegada do ar frio derruba as temperaturas, principalmente à noite.
O domingo (20) será o mais frio do feriado. O amanhecer deve registrar menos de 10 °C em diversas áreas dos três estados, com possibilidade de geada na serra gaúcha.
Na segunda-feira (21), o frio persiste, com céu aberto e sol predominando. Há risco de nova geada nas serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Sudeste: instabilidade intensa e alívio no calor
A região Sudeste começa o feriado com instabilidades. Na sexta-feira (18), pode chover forte no interior de São Paulo, enquanto Minas Gerais e Espírito Santo devem enfrentar chuva em praticamente todas as áreas.
O Rio de Janeiro, Sul de Minas e o leste paulista terão céu nublado, mas pouca precipitação.
No sábado (19), a frente fria se desloca pela costa e intensifica a instabilidade em toda a região, com risco de chuva forte nos quatro estados. No domingo (20), o tempo abre no interior de São Paulo e em parte de Minas, mas ainda há chance de chuva intensa no centro-norte e leste mineiros, além do Espírito Santo. A capital mineira pode ter acumulados significativos.
O Rio de Janeiro e o litoral paulista também seguem com chuva moderada no domingo. Na segunda-feira (21), o tempo melhora no interior, mas o litoral do Sudeste segue com chuvas fracas a moderadas. As temperaturas caem, com tardes amenas e sensação de frio em regiões serranas.
Nordeste: atenção para o litoral da Bahia
No Nordeste, o destaque é a chuva no litoral da Bahia. O tempo deve ficar instável durante boa parte do feriado, com risco de temporais no domingo (20) e segunda-feira (21), por causa da chegada da frente fria.
A partir do sábado (19), as pancadas de chuva também se espalham por áreas do centro-norte do Maranhão, do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, além do leste da Paraíba e de Pernambuco.
Já em Sergipe, Alagoas, sertão de Pernambuco, sul do Piauí e norte da Bahia, o sol deve predominar.
Centro-Oeste: sol, calor moderado e chuva passageira
No Centro-Oeste, o feriado será marcado por sol entre nuvens, pancadas de chuva e temperaturas elevadas, mas sem extremos.
Em Mato Grosso do Sul, o risco de chuva forte aumenta na sexta (18) e sábado (19), com influência de uma frente fria que avança do Paraguai.
Essa mesma frente provoca instabilidade também em Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso no sábado. No domingo (20), o ar frio começa a avançar, refrescando as tardes em Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e de Mato Grosso.
A segunda-feira (21) deve ter tempo firme em Mato Grosso do Sul e sol com pancadas de chuva em Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal
Norte: calor, umidade e pancadas fortes
Na região Norte, o calor e a alta umidade mantêm as condições para chuva durante todo o feriado prolongado. As pancadas ocorrem, principalmente, à tarde e à noite, mas intercaladas com períodos de sol.
Na sexta (18) e sábado (19), o tempo tende a ficar mais firme no Acre, sul e leste do Amazonas, centro-sul do Pará e Tocantins. Porém, entre domingo e segunda, essas áreas voltam a ter aumento na instabilidade. Há risco de chuva moderada a forte em todos os estados da região.
Temperaturas: frio chega com força ao Sul e refresca o Sudeste
A frente fria prevista para o feriadão trará um alívio nas temperaturas em boa parte do país. No Sul, o frio será mais intenso, com possibilidade de geada no amanhecer de domingo e segunda em áreas como Canguçu e Piratini, no Rio Grande do Sul.
No Sudeste e Centro-Oeste, o ar polar vai amenizar o calor. Regiões como o leste de São Paulo, Sul de Minas, Zona da Mata mineira e região serrana do Rio devem registrar sensação de frio durante parte do dia — especialmente com céu nublado e vento frio.
-
Sexta (18): ar frio começa a avançar pelo sul do Rio Grande do Sul;
-
Sábado (19): frente fria já atinge o Sul e começa a refrescar MS, sul de SP e divisa com o Paraná;
-
Domingo (20): temperaturas abaixo de 10 °C no Sul; possibilidade de geada; ar frio se espalha por SP, Triângulo Mineiro, sul de MT e GO;
-
Segunda (21): frio ainda presente no Sul e Sudeste; vento fresco alcança o sul da Bahia; nova geada pode ocorrer na serra gaúcha e catarinense.
- Por redação | Agrofy News
Hits: 52
Comentários (0)
Comentários do Facebook