Previsão indica chuva irregular no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil
Frente chuvosa avança no Norte e na Bahia

A chuva nesta semana tende a se concentrar no Norte do Brasil e em parte do litoral do Nordeste, com atenção especial para o estado da Bahia.
De acordo com a MetSul Meteorologia, áreas do Sul do país terão episódios de instabilidade, mas o tempo seco deve predominar. A chuva será de forma mais localizada, ainda na segunda-feira (28) em pontos de Santa Catarina e Paraná.
No Centro-Oeste, a semana deve registrar chuva em quase toda a região, porém de maneira irregular. Em algumas áreas, podem ocorrer temporais passageiros e acumulados pontualmente elevados, mas, de modo geral, os volumes devem ser baixos.
O Sudeste seguirá o mesmo padrão: previsão de chuva em todos os estados, mas de forma irregular e mal distribuída. O norte de Minas Gerais é a área onde os acumulados devem ser mais significativos.
No Sul do Brasil, a expectativa é de uma semana predominantemente seca. Após a chuva deste domingo e da segunda-feira em áreas isoladas, o tempo firme deve prevalecer. Algumas regiões podem voltar a ter instabilidade no final da semana, mas de forma bastante localizada.
Na Região Norte, os estados com previsão de maiores volumes de chuva são Amazonas, Roraima, Amapá, o leste do Pará e o Acre. A atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém elevados os acumulados, especialmente no Amapá e no norte do Pará.
No Nordeste, a maior parte da região terá pouca chuva, embora pancadas fortes e isoladas possam ocorrer, principalmente no Maranhão. A exceção será o litoral da Bahia, que entra em alerta na segunda metade da semana para volumes muito elevados de chuva. Há risco de alagamentos, inundações, quedas de barreiras e deslizamentos de terra, inclusive na capital Salvador.
Defesa Civil de São Paulo emite alerta para chuvas e risco de temporais
A Defesa Civil de São Paulo emitiu alerta para a chegada de uma frente fria que trará chuvas a todo o estado a partir das primeiras horas desta segunda-feira (28). Após um fim de semana com menor volume de precipitação, o início da semana será marcado por tempestades em algumas regiões, com possibilidade de raios e ventos fortes.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil, são esperados acumulados significativos, especialmente na Região Metropolitana de São Paulo e no Litoral Norte.
Nestes locais, a chuva deve se intensificar a partir da tarde, com possibilidade de temporais generalizados.
Nas demais regiões do estado, também há risco de temporais, mas de forma mais localizada e com volumes menos expressivos.
Ainda assim, a Defesa Civil alerta para a possibilidade de transtornos, como quedas de árvores e alagamentos, e reforça a necessidade de atenção, especialmente para moradores em áreas de risco.
Segundo os meteorologistas, a partir de terça-feira (29), uma massa de ar seco deverá afastar as chuvas e provocar queda nas temperaturas em todo o estado.
Com o solo já encharcado pelas chuvas recentes, a Defesa Civil orienta que moradores de áreas de encosta fiquem atentos a sinais de deslizamentos, como rachaduras em paredes, água barrenta descendo pelas encostas e inclinação de postes ou árvores. Em caso de sinais de instabilidade, a recomendação é evacuar imediatamente o local.
Durante as chuvas intensas, a população deve evitar permanecer próxima a árvores ou estruturas metálicas frágeis e nunca atravessar ruas alagadas.
Hits: 47
Comentários (0)
Comentários do Facebook