De atrás das grades para a mesa: presídio da Bahia surpreende com produção de uma tonelada de tilápia
Previsão é que a produção alcance uma tonelada do pescado a cada oito meses

O sistema prisional da Bahia tem se tornado um espaço de transformação por meio do Projeto Fênix, iniciativa que alia capacitação profissional e ressocialização.
A primeira despesca do programa, realizada nesta segunda-feira (17), resultou em mais de uma tonelada de tilápias cultivadas dentro do Conjunto Penal de Feira de Santana. O pescado será doado a entidades assistenciais vinculadas ao programa Bahia Sem Fome, do Governo do Estado.
O Projeto Fênix é uma parceria entre a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP) e a Bahia Pesca, com o objetivo de ensinar piscicultura a internos do sistema prisional.
Além da qualificação profissional, a iniciativa permite a remição de pena, garantindo um dia a menos de detenção a cada três dias trabalhados.
Atualmente, 40 internos participam do cultivo supervisionado por técnicos da Bahia Pesca.
A previsão é que a produção alcance uma tonelada de tilápia a cada oito meses, fortalecendo tanto a reintegração social quanto o abastecimento de alimentos para quem mais precisa.
Autoridades destacam impacto social
O secretário da SEAP, José Castro, enfatizou a relevância do projeto para o sistema penitenciário baiano.
"Estamos muito orgulhosos do que o Projeto Fênix representa. Essa parceria com a Bahia Pesca tem transformado vidas, oferecendo capacitação profissional e a chance de um futuro mais digno para os internos", afirmou.
Já o presidente da Bahia Pesca, Daniel Victória, destacou o impacto social da iniciativa.
"O Projeto Fênix reafirma nosso compromisso com a responsabilidade social e a implementação de políticas públicas que promovam inclusão e oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade."
Expansão do Projeto
Feira de Santana foi a primeira unidade prisional da Bahia a implantar o Projeto Fênix, mas a iniciativa será ampliada. A próxima unidade a receber o programa será a Colônia Penal de Simões Filho, cuja estrutura já está em fase final de instalação.
Por redação | Agrofy News
Hits: 77
Comentários (0)
Comentários do Facebook