De atrás das grades para a mesa: presídio da Bahia surpreende com produção de uma tonelada de tilápia

Previsão é que a produção alcance uma tonelada do pescado a cada oito meses

De atrás das grades para a mesa: presídio da Bahia surpreende com produção de uma tonelada de tilápia
Ilustrativa

sistema prisional da Bahia tem se tornado um espaço de transformação por meio do Projeto Fênix, iniciativa que alia capacitação profissional e ressocialização.

primeira despesca do programa, realizada nesta segunda-feira (17), resultou em mais de uma tonelada de tilápias cultivadas dentro do Conjunto Penal de Feira de Santana. O pescado será doado a entidades assistenciais vinculadas ao programa Bahia Sem Fome, do Governo do Estado.

O Projeto Fênix é uma parceria entre a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP) e a Bahia Pesca, com o objetivo de ensinar piscicultura a internos do sistema prisional.

Além da qualificação profissional, a iniciativa permite a remição de pena, garantindo um dia a menos de detenção a cada três dias trabalhados.

 

Atualmente, 40 internos participam do cultivo supervisionado por técnicos da Bahia Pesca.

previsão é que a produção alcance uma tonelada de tilápia a cada oito meses, fortalecendo tanto a reintegração social quanto o abastecimento de alimentos para quem mais precisa. 

Autoridades destacam impacto social

O secretário da SEAP, José Castro, enfatizou a relevância do projeto para o sistema penitenciário baiano.

 

"Estamos muito orgulhosos do que o Projeto Fênix representa. Essa parceria com a Bahia Pesca tem transformado vidas, oferecendo capacitação profissional e a chance de um futuro mais digno para os internos", afirmou.

Já o presidente da Bahia Pesca, Daniel Victória, destacou o impacto social da iniciativa.

"O Projeto Fênix reafirma nosso compromisso com a responsabilidade social e a implementação de políticas públicas que promovam inclusão e oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade."

Expansão do Projeto

Feira de Santana foi a primeira unidade prisional da Bahia a implantar o Projeto Fênix, mas a iniciativa será ampliada. A próxima unidade a receber o programa será a Colônia Penal de Simões Filho, cuja estrutura já está em fase final de instalação.

Por redação | Agrofy News

FONTE:
Hits: 77