Do leite de búfala à burrata: conheça a trajetória da Bubalat em Minas Gerais
Da criação de búfalas ao processamento de laticínios, a família Bretas transformou a produção de leite de búfala em uma marca própria.
Da criação de búfalas ao processamento de laticínios, a família Bretas transformou a produção de leite de búfala em uma marca própria. A história da Bubalat começou na Fazenda Gramagô, em Ferros (MG), onde os irmãos Odilon e Agenor Bretas iniciaram a criação de búfalas em 2005 e passaram a produzir artesanalmente mozzarella a partir do leite da própria fazenda.
Ao longo de mais de duas décadas, o negócio passou por diferentes fases de profissionalização. Inicialmente, os produtos eram comercializados em Belo Horizonte por Beth Brandão, que durante cerca de dez anos ajudou a inserir as mozzarellas em estabelecimentos da capital mineira.

Em 2020, Marina Bretas, filha de Agenor, assumiu a missão de estruturar a empresa. O trabalho envolveu a criação da marca Bubalat, organização das áreas administrativas e financeiras, formação da equipe e adequação do laticínio. Três anos depois, a empresa obteve os registros no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e no SISBI-POA, permitindo a comercialização dos produtos em todo o território nacional.
Desde janeiro de 2025, a médica-veterinária Alana Pimenta atua na operação do laticínio, enquanto a gestão da produção de leite e da qualidade da matéria-prima permanece ligada à fazenda. Atualmente, o portfólio reúne burrata de búfala, mozzarella em barra, mozzarella em bolinhas e requeijão de búfala, com a burrata como carro-chefe. Um dos principais diferenciais da marca é utilizar exclusivamente leite de búfala produzido na própria Fazenda Gramagô, sem mistura com leite de outros produtores.
A Bubalat também vem ampliando sua presença na gastronomia. Em julho, participou da “Noite do Chef Bubalat”, promovida pelo Big Mais Supermercados, em Governador Valadares (MG), em parceria com o chef Lucas Vieira.
Os produtos já podem ser encontrados em diferentes municípios mineiros, incluindo Belo Horizonte, Itabira, Santa Maria de Itabira, Guanhães, Ipatinga, Timóteo, Coronel Fabriciano e Governador Valadares. O próximo desafio da empresa é ampliar a produção e alcançar novos mercados mantendo o modelo baseado no leite produzido na própria fazenda.
As informações são do portal Cidades Mineiras, adaptadas pela Equipe MilkPoint.











