Brasil será reconhecido como livre de aftosa em maio, segundo Ministro

O Brasil receberá o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como área livre de febre aftosa sem vacinação no dia 29 de maio, segundo ministro. Saiba mais!

Brasil será reconhecido como livre de aftosa em maio, segundo Ministro
Ilustrativa

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou nesta quarta-feira (19/3) que o Brasil receberá o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como área livre de febre aftosa sem vacinação no dia 29 de maio.

Segundo ele, a medida vai viabilizar o acesso da carne bovina brasileira em mercado mais exigentes, como o Japão. "O reconhecimento da OMSA será um marco histórico, esperado há mais de 50 anos. A expectativa, já confirmada tecnicamente pela OMSA, é que o Brasil cumpriu todos os requisitos. A assembleia será no dia 25 de maio e a entrega do certificado será em 29 de maio", disse Fávaro durante audiência pública no Senado Federal.

Um grande evento já está sendo programado para o início de junho em Paris, para comemorar o reconhecimento. "Faremos ato brasileiro, com parlamentares, governadores, indústrias da carne, produtores, que estarão juntos em 6 de junho, fazendo um churrasco brasileiro em Paris", disse Fávaro.

O reconhecimento, disse Fávaro, "vai permitir ao Brasil acessar mercados mais exigentes"Ele citou o Japão, que paga mais pela carne. "É uma exigência para o Japão, que remunera bem. Eles pagam US$ 8 mil por tonelada de carne. A China, por exemplo, paga US$ 5 mil por tonelada. É uma oportunidade a partir de certificado que vamos receber", completou Fávaro.

O ministro ainda disse que 98% dos países que adotaram embargos ao Brasil por conta do caso da doença de Newcastle no Rio Grande do Sul na metade do ano passado já reabriram os mercados. A China, no entanto, ainda mantém o veto à carne de aves do Estado.

 

As informações são do Globo Rural, adaptadas pela equipe MilkPoint. 

FONTE:
Hits: 237