Diferença no preço do frango indica à avicultura europeia ser difícil concorrer com o frango brasileiro

Boletim periódico divulgado pela Comunidade Europeia (CE, órgão administrativo da União Europeia) mostra a evolução de preços do frango abatido na própria UE, nos EUA e no Brasil desde 2023.

Diferença no preço do frango indica à avicultura europeia ser difícil concorrer com o frango brasileiro
Ilustrativa

A despeito dos altos e baixos registrados, o preço do frango norte-americano não está muito distante do europeu. No demonstrativo da CE alcançou em fevereiro passado valor próximo de 2,73 euros por quilo, ficando cerca de 3,5% aquém do preço registrado na União Europeia – em torno de 2,83 euros/kg.

Pois no Brasil, o preço do frango resfriado correspondeu a menos da metade dos registrados nos EUA e na UE: não mais que 1,35 euros/kg; ou, na moeda brasileira, R$8,387/kg.

Naturalmente, não só as condições econômicas de cada agente, mas também as próprias moedas explicam essas diferenças. Além do que, são preços internos, significativamente alterados quando se trata de exportação.

Mas, por esse demonstrativo, fica claro porque alguns segmentos da economia do bloco europeu (agropecuária em particular) se opõem fortemente ao Mercosul: uma vez abertas suas portas, vai ser difícil concorrer com o frango brasileiro.

Fonte: AviSite
Autor:Redação

FONTE: AviSite
Hits: 62