Frente fria traz chuva, geada e temperaturas abaixo de 20°C no Sul e Sudeste
Avanço da massa fria pode causar transtornos em áreas urbanas e prejuízos no campo

redação com informações do Inmet e MetSul | Agrofy News
A primeira frente fria mais intensa do outono vai provocar mudanças significativas no tempo nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Segundo meteorologistas da MetSul, há previsão de chuva forte e queda acentuada de temperatura nos próximos dias.
Uma massa de ar frio de origem polar, considerada a mais abrangente e intensa do outono até agora, está a caminho do país. O sistema começa a avançar nesta quinta-feira (3) e já provoca temporais no Sul, especialmente em Santa Catarina e no Paraná, além de atingir grande parte do estado de São Paulo.
Também nesta quinta, a incursão do ar frio atinge o centro da Argentina e o sul do Uruguai, derrubando as temperaturas em Buenos Aires e Montevidéu. A expectativa é de queda brusca dos termômetros também no Rio Grande do Sul a partir do final do dia, com avanço ao longo da sexta-feira (4).
Segundo a MetSul, a sexta-feira será marcada por temperaturas amenas em Porto Alegre e na maior parte do território gaúcho, com máximas abaixo ou em torno dos 20°C. O ar frio predomina no Sul entre sexta e sábado, alcançando o Sudeste no fim de semana.
Os dias mais frios no Sul devem ser sexta, sábado e domingo. A partir de segunda-feira (7), as temperaturas tendem a subir gradualmente. No Sudeste, o destaque será a queda das temperaturas máximas, especialmente nas áreas costeiras, mais suscetíveis à influência da massa polar.
Na capital paulista, a previsão indica temperaturas abaixo dos 20°C em diversos pontos da cidade durante as tardes de sábado (5) e domingo (6), acompanhadas de chuva e garoa.
Além da queda de temperatura, há risco de geada em áreas do Sul do país. A MetSul alerta para formação do fenômeno principalmente em baixadas das regiões de maior altitude do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Na sexta, há possibilidade de geada na Serra do Sudeste gaúcha. No sábado, o fenômeno pode ocorrer em áreas da fronteira com o Uruguai, Campanha, Metade Norte do Rio Grande do Sul e no Planalto Sul Catarinense.
No domingo, as ocorrências devem se concentrar nos Campos de Cima da Serra e no Planalto Sul catarinense.
Chuva intensa no Sudeste nesta quinta
A nova frente fria avança pelo Sul do país e já causa chuvas intensas nesta quinta-feira (3), com destaque para as faixas litorâneas de São Paulo e Rio de Janeiro, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O dia começa quente e abafado em São Paulo, com sol entre nuvens. No entanto, a aproximação da frente fria aumenta o risco de pancadas fortes de chuva, com raios, rajadas de vento e até granizo em pontos isolados, sobretudo na faixa leste do estado.
A massa de ar frio também promete derrubar as temperaturas, com maior impacto no sul e leste do estado, incluindo a Grande São Paulo. Outras áreas paulistas também terão queda de temperatura, embora de forma menos acentuada.
Os modelos meteorológicos indicam acumulados elevados de precipitação, o que exige atenção em áreas suscetíveis a alagamentos e deslizamentos.
Previsão de temperatura em cidades paulistas nesta quinta (3):
Grande São Paulo: mínima de 21°C e máxima de 28°C
Bauru: mínima de 22°C e máxima de 31°C
Registro: mínima de 23°C e máxima de 31°C
Baixada Santista: mínima de 24°C e máxima de 29°C
Em dias com risco de tempestades, a recomendação é redobrar a atenção em regiões vulneráveis.
Tempo instável em Minas Gerais
Nesta quinta (3), Minas Gerais terá céu claro a parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas em regiões como o Triângulo Mineiro, Sul/Sudoeste, Zona da Mata, Campo das Vertentes, região Metropolitana e Oeste.
No Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce, o céu fica parcialmente nublado. Já no Noroeste e na Central Mineira, há possibilidade de chuva isolada.
Nas demais regiões mineiras, o céu deve permanecer entre claro e parcialmente nublado. As temperaturas no estado variam entre 14°C e 37°C.
Norte e Nordeste também registram temporais
Áreas do Acre e do Amazonas estão em alerta para temporais com acumulados de 50 mm a 100 mm, sobretudo nos vales do Acre e do Juruá, além da região da “Cabeça do Cachorro”, no extremo noroeste amazonense — que inclui o município de São Gabriel da Cachoeira e parte de Japurá.
Ventos podem alcançar até 100 km/h, e o alerta laranja do Inmet segue vigente até as 10h desta quinta (3).
Também estão previstas pancadas de chuva para o litoral sul de Pernambuco, norte de Alagoas e região metropolitana do Recife, além de áreas de 18 estados, do Norte ao Sul do país. Os avisos amarelos (perigo potencial) para essas regiões permanecem válidos até esta quinta-feira (3).
Hits: 71
Comentários (0)
Comentários do Facebook