Bahia fecha colheita de soja com 68 sacas por hectare
Até o momento, cerca de 1,8 milhão de hectares foram colhidos

Por redação | Agrofy News

A colheita da soja na Bahia se aproxima do fim com alta na produtividade, segundo a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA).
Até o momento, cerca de 1,8 milhão de hectares foram colhidos, com rendimento variando entre 63 e 80,1 sacas por hectare. O desempenho é atribuído ao clima favorável no início do ciclo, especialmente para as lavouras semeadas em outubro e novembro, que tiveram melhor desenvolvimento.
A safra 2024/25 supera a anterior tanto em produtividade quanto em área cultivada. A produção de soja cresceu 16,4%, alcançando 8,71 milhões de toneladas. Já a área plantada aumentou 7,8%, totalizando 2,135 milhões de hectares.
A produtividade média subiu de 63 para 68 sacas por hectare, um avanço de 7,9%. Para a AIBA, os resultados refletem o acerto das decisões dos produtores no manejo das lavouras.
O clima continua a influenciar o ritmo da colheita. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão indica pancadas de chuva nos próximos dias, com períodos de sol entre nuvens e maior nebulosidade em determinados momentos. Em março, a precipitação acumulada na região chegou a 39,9 mm.
As chuvas do último fim de semana atrasaram temporariamente os trabalhos no campo, mas sem prejudicar o bom andamento da colheita.
Além da soja, outras culturas também mostram bom desempenho no Oeste baiano. As lavouras de milho verão estão na fase final do ciclo, embora com variações no potencial produtivo devido a problemas fitossanitários. Já a área plantada com algodão registrou aumento de 20% em relação à safra passada, somando 413.123 hectares. Os dados reforçam o cenário positivo para a agricultura na região.
Hits: 82
Comentários (0)
Comentários do Facebook