Últimas Notícias
Capa / Logística / Primeiro caminhão autônomo do Brasil estará na FENATRAN 2017

Primeiro caminhão autônomo do Brasil estará na FENATRAN 2017

A 21ª edição da FENATRAN – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, que acontece entre os dias 16 e 20 de outubro em São Paulo, terá entre as suas atrações a apresentação do primeiro caminhão autônomo do Brasil. Depois da tecnologia dos automóveis autônomos (que transitam sem o comando de um motorista) já estar disponível, estimulando a imaginação das pessoas de como será o trânsito urbano daqui a alguns anos, a Volvo desenvolveu no Brasil um veículo de carga autônomo destinado ao segmento sucroalcooleiro. O público poderá conferir os detalhes do caminhão durante a FENATRAN, no São Paulo Expo.
O VM Autônomo estará exposto estático no estande da marca para que os visitantes possam ver de perto a sua tecnologia avançada que, segundo Roberson Oliveira, gerente de projeto de engenharia avançada do Grupo Volvo América Latina, foi desenvolvida para garantir a produtividade durante a colheita da cana-de-açúcar. “É uma tecnologia que resolve o problema de precisão, que é humanamente impossível de conseguir, inclusive nas manobras em marcha ré”, explica.
De acordo com a fabricante, o VM Autônomo zera a queda da produtividade por pisoteamento das soqueiras (brotos) pelo caminhão durante a colheita da cana. A operação de transbordo é responsável por 4% na redução de produtividade por área de um ano para outro. Quando está dentro da lavoura o caminhão roda autonomamente com uma precisão de 2,5 centímetros na direção, uma exatidão que não seria conseguida pelo motorista.
A FENATRAN 2017 espera receber mais de 60 mil visitantes vindos de 27 estados e de outros países, principalmente da América Latina. O evento contará ainda com aproximadamente 350 marcas expositoras entre elas, além da Volvo, os principais fabricantes: DAF, FORD, IVECO, MAN, MERCEDES-BENZ, PEUGEOT e SCANIA.
A FENATRAN é uma iniciativa da NTC&Logística.

Sobre Ana Lucia