Autoridades do setor pecuário participam do 2º COMCEBU

Publicado no dia 03/05/2024 às 15h26min
O evento foi marcado por homenagens especiais a grandes nomes da pecuária mundial como Yamil Nacif

A abertura oficial do 2º Congresso Mundial de Criadores de Zebu (COMCEBU) foi realizada para pecuaristas, profissionais do setor, investidores e estudantes na manhã de quinta-feira (3), no Centro de Eventos da ABCZ.

O evento foi marcado por homenagens especiais a grandes nomes da pecuária mundial como Yamil Nacif, presidente da Asocebu Bolívia, João Gilberto Rodrigues da Cunha, ex-presidente da ABCZ, representado pelo filho João Gilberto Tamm, e Juan Carlos Wasmosy, pecuarista e ex-presidente  do Paraguai, representado pelo filho Bruno Wasmosy.

A palestra magna sobre o impacto e crescimento da pecuária no Brasil foi ministrada pelo ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues.

"Este evento é uma vitrine de tecnologia, quem vem aqui vem com a intenção de ter melhor poder tecnológico, mais produtividade e resultado. Então, discutir essa temática toda ajuda a gente ter o cenário mais abrangente do mundo e buscar aquilo que é essencial para avançarmos: tecnologia, gestão e conhecimento", afirmou. 

Ainda sobre o contexto do agronegócio brasileiro, o jornalista e ex-ministro, Aldo Rebelo, proferiu palestra sobre o Brasil e a geopolítica da agropecuária.

"As decisões que atingem a agricultura e pecuária no Brasil tem muita relação com as decisões de Estado. Foi o Estado que criou as principais universidades, institutos de pesquisa, é quem faz a regulação da atividade agrícola e pecuária com o meio ambiente." 

Dentre as conferências, o Doutor em Zootecnia, Paulo Emílio, lecionou sobre produção e consumo sustentável de carne bovina. 

"Muitas vezes, mesmo quem está inserido na cadeia não sabe aprofundar um pouquinho mais nas justificativas. A nossa história é tão bela! Se nós olharmos a parte ambiental e de saúde humana, nas duas frentes nós temos informações fantásticas da ciência que estão nos ajudando e mostrando que a carne bovina, tanto a produção quanto o consumo, é fundamental". 

No mesmo sentido, o diretor de sustentabilidade da Abiec, Fernando Sampaio, conversou com o público sobre transição de sistemas alimentares e agroindústria. 

"A gente precisa trazer o que estamos recebendo lá de fora. Neste caso, estou falando de um assunto que é amplo, que é uma transição de sistemas alimentares mas que basicamente é: como é que a gente consegue continuar produzindo, alimentando o mundo, mas também reduzindo o impacto que essa produção pode causar".

A programação também contou com o ex-CEO da Federação de Alimentos e Bebidas do Reino Unido, Ian Wright, que abordou a perspectiva internacional sobre exportação de carne e colaboração de mercado. Ainda na agenda, uma mesa de debate entre os participantes mediada pelo pesquisador Thiago Bernardino, com participação especial de Eduardo Pedroso.

"A maior dificuldade que nós temos na atualidade é a de comunicação. É o momento das pessoas realmente pararem para prestar atenção nos temas que, muitas vezes, impactam no nosso dia-a-dia e isso é fundamental para estarmos formando novas pessoas, novos profissionais e difundido esses conceitos e tecnologias em toda a cadeia produtiva", disse Bernardino.
 
"A gente tem uma turma boa, que vai vir com essa gana de mudar mais o agronegócio brasileiro e é de extrema importância a participação deles. Tivemos bastante estudantes aqui e isso me traz esperança de que estamos no caminho certo", observou Pedrosa.

O COMCEBU que acontece a cada dois anos tem esta edição sediada pela ABCZ como parte de um série de ações da instituição visando difundir conhecimento a todas as partes da cadeia produtiva do agronegócio.

"Hoje o Brasil que importou há 60 anos atrás a genética zebuína para ser melhorada, hoje faz o caminho inverso. A Ásia, que onde está o maior consumo do mundo, precisa dessa ferramenta tecnológica que é o melhoramento genético. Assim como a agricultura tem a boa semente para produzir a agricultura de alta precisão, hoje para alimentar o mundo nós temos de produzir de uma pecuária de alta precisão que passa por genética pura zebuína melhoradora. A importância desse Congresso é troca de informações e, principalmente, a todos os países que estão participando é entender o que o mundo espera que nós produtores de carne e leite de qualidade temos que produzir para o futuro", comentou o presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid.

A ‘89ª ExpoZebu – Genética Além das Fronteiras’ é uma realização da ABCZ, com patrocínio de Cervejaria Petrópolis – Itaipava, NEOGEN, Banco do Brasil, Cachaça 51: uma boa ideia, Sistema CNA/Senar, Programa leilões, Chevrolet, SETPAR empreendimentos e Caixa - Governo Federal e apoio de Geneal, Sicoob Credileite, Prefeitura Municipal de Uberaba – Geoparque, Sindicato Rural de Uberaba e Fazu.

COMPARTILHE

Fonte: ABCZ