Exportações de carne bovina podem chegar a recorde de volume para o mês de abril

Publicado no dia 25/04/2024 às 15h41min
Carne bovina in natura escoada já ultrapassou as 155 mil toneladas, até o dia 19

redação com informações do Cepea | Agrofy News

O mês de abril deste ano tem tudo para bater recordes para o período em volume de carne escoada para o exterior, segundo os dados do Secex analisados pelo Cepea em relatório divulgado nesta quinta-feira (25). 

Até o dia 19 deste mês, haviam sido escoados mais de 155 mil toneladas de carne bovina in natura, superando a marca de 10 mil toneladas diárias em envios para o mercado externo.

Os números atuais brutos já representam o segundo melhor mês de abril da história em volume exportado, mesmo com 7 dias a menos na conta total.

O recorde atual é de abril de 2022, quando a média diária foi de 8,29 toneladas escoadas. Se o ritmo atual continuar, o recorde deve ser quebrado com facilidade.

Ainda de acordo com os pesquisadores do Cepea, o alto volume de exportações atual deve sustentar um maior equilíbrio frente a oferta interna, dando sinais de maior rigidez ao mercado no curto prazo.

Cotação do boi gordo
A cotação do boi gordo, no indicador do CEPEA/ESALQ, tem sido bastante volátil no mês de abril até aqui. Após altas e quedas, a variação mensal de preços, até a última quarta-feira (24), foi um crescimento de apenas 0,13%.

A cotação atual do animal é de R$ 232,60 por arroba de 15 kg, enquanto o preço no início do mês era de R$ 232,30 por arroba de 15 kg.

Fonte: Agrofy News