Laticínios integrais podem reduzir o risco de diabetes e reverter o pré-diabetes

Publicado no dia 17/04/2024 às 15h41min
Um estudo de cohort de 9 anos encontrou evidências de que o consumo de laticínios integrais pode estar associado à reversão da hiperglicemia e à prevenção de sua progressão para o diabetes tipo 2 em pacientes pré-diabéticos.

Um estudo de cohort de 9 anos encontrou evidências de que o consumo de laticínios integrais pode estar associado à reversão da hiperglicemia e à prevenção de sua progressão para o diabetes tipo 2 em pacientes pré-diabéticos.

Não havia evidências anteriores que associassem a ingestão de laticínios à chance de remissão do pré-diabetes, ou seja, uma reversão da condição que precede o diabetes tipo 2.

Na semana passada, pesquisadores da Shahid Beheshti University of Medical Sciences em Teerã, no Irã, publicaram os resultados de um estudo longitudinal de 9 anos sobre como o consumo de laticínios integrais afetava a chance de reverter o pré-diabetes ou desenvolver o diabetes tipo 2.

Em particular, os autores descobriram que o consumo de iogurte integral poderia estar associado a uma menor chance de desenvolver diabetes e a uma maior probabilidade de retornar à glicemia normal - ou seja, níveis normais de açúcar no sangue - para pacientes que já tinham pré-diabetes. Entretanto, os efeitos de outros produtos sobre a saúde glicêmica foram menos claros, com resultados contraditórios sobre o consumo de iogurte com baixo teor de gordura, creme de leite, manteiga e queijo.

A pesquisa foi realizada com 334 pacientes pré-diabéticos, que faziam parte do Tehran Lipid and Glucose Study, um estudo prospectivo de base comunitária que começou em 1999. Os dados dos participantes, incluindo medições bioquímicas e uma avaliação dietética, foram coletados em 2006-2008, com acompanhamentos realizados em 2009-2011, 2012-2014 e 2015-2017.

A idade média da cohort foi de 49,4 ± 12,8 anos, e 51,5% eram homens; a taxa de progressão e regressão do pré-diabetes foi semelhante (39,8%), embora aqueles que retornaram à glicemia normal fossem mais jovens e tivessem níveis mais baixos de açúcar no sangue, índice de massa corporal e taxa de colesterol.

Durante o acompanhamento, os pesquisadores descobriram que os participantes que consumiram grandes quantidades de produtos lácteos integrais (mais de 230 g por dia) tiveram uma redução significativa nas concentrações de glicose sérica de jejum e de 2 horas (2h-GS) ao longo do tempo.

"Em nosso estudo, a quantidade de consumo de iogurte foi significativamente maior do ponto de vista do nutricionista em indivíduos que retornaram à glicemia normal em comparação com aqueles que permaneceram [pré-diabéticos], e a maior ingestão de iogurte foi relacionada à reversão do pré-diabetes para a glicemia normal."

O oposto foi verdadeiro para a ingestão mais alta de queijo (mais do que uma única porção por dia), que foi associada a concentrações mais altas de glicose sérica 2h; enquanto o alto consumo de leite foi relacionado a uma menor glicose sérica 2h ao longo do tempo.

Quanto aos efeitos da ingestão de laticínios na reversão do pré-diabetes, "a chance de retornar à glicemia normal foi significativamente aumentada" quando 200 g de laticínios com alto teor de gordura eram consumidos por dia.

Em particular, a maior ingestão de iogurte parecia estar mais ligada ao retorno à glicemia normal, enquanto a maior ingestão de queijo aumentava o risco de desenvolver diabetes tipo 2 em pacientes pré-diabéticos.

De modo geral, os autores concluíram que a ingestão regular de laticínios pode aumentar as chances de regressão do pré-diabetes à glicemia normal.

Iogurte: um "superalimento" para o diabetes

O consumo de produtos lácteos básicos, como o iogurte integral, parece estar associado a um risco menor de diabetes tipo 2 em alguns estudos, mas os pesquisadores não sabem ao certo por que isso parece acontecer.

No mês passado, a Food and Drug Administration concluiu que havia evidências suficientes para apoiar uma alegação de saúde qualificada de que o consumo regular de iogurte pode reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

A decisão, que foi precedida por cinco anos de petição da grande empresa de laticínios Danone North America, significa que os produtores de alimentos podem agora alavancar uma alegação de rótulo apoiada pela FDA - mas as evidências que a apoiam permanecem "limitadas", de acordo com a FDA.

Independentemente disso, a literatura acadêmica que apoia os efeitos positivos dos laticínios integrais sobre a saúde glicêmica continua a surgir, embora não haja consenso científico sobre o que torna os laticínios tão benéficos.

"A causalidade e os mecanismos subjacentes das relações observadas entre a ingestão de laticínios e o risco de desenvolver [diabetes tipo 2] em estudos de coorte permanecem obscuros", explicam os pesquisadores da Shahid Beheshti University of Medical Sciences em seu artigo, acrescentando que não há outras evidências disponíveis que associem os laticínios à chance de regressão do pré-diabetes para a glicemia normal.

A pesquisa existente sobre o queijo é ainda mais complicada, com algumas descobertas apoiando que o consumo pode reduzir o risco de desenvolver diabetes, enquanto outras não encontraram tal evidência.

"Um possível efeito adverso da alta ingestão de queijo sobre o metabolismo da glicose é apoiado por evidências que indicam que os padrões dietéticos com uma alta carga de consumo de queijo aumentam o risco de diabetes gestacional, obesidade e obesidade abdominal", resumiram os autores.

Então, por que não há um consenso científico sobre por que o iogurte parece ser bom para a saúde glicêmica? As descobertas inconsistentes, segundo os autores, podem se dever à composição exclusiva do queijo e do iogurte, à variedade de produtos lácteos disponíveis em todo o mundo e à forma como esses alimentos são consumidos em diferentes culturas - por exemplo, queijo em uma pizza versus queijo de cabra fresco em uma salada.

Entretanto, as descobertas atuais sugerem que o consumo regular de laticínios pode diminuir o risco de desenvolver diabetes tipo 2 ou aumentar as chances de reverter o pré-diabetes. O artigo também oferece algumas evidências contra as alegações de que os laticínios integrais poderiam ser um fator de risco e apoia as evidências existentes dos efeitos protetores dos laticínios integrais contra o diabetes tipo 2.

 

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint.

Fonte: MilkPoint