PNAT 2024: touros participantes da nova edição do programa começam a chegar à Fazu

Publicado no dia 16/04/2024 às 20h38min
Até o dia 22 deste mês, a expectativa é que a unidade receba mais de 130 reprodutores de cinco raças zebuínas.

Os touros participantes da edição deste ano do PNAT (Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens) já começaram a chegar à Fazenda Escola da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), no município mineiro. Até o dia 22 deste mês, a expectativa é que a unidade receba mais de 130 reprodutores de cinco raças zebuínas.

Nesta fase, os animais passam por um período de adaptação ao ambiente da fazenda, onde serão realizadas as provas do TDEA (Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar).

“Todos os animais que participarão da prova na Fazu foram previamente selecionados nas fazendas, sendo que somente os animais geneticamente superiores e que apresentaram um biotipo classificado como 'Muito Bom' ou 'Excelente', na avaliação visual realizada por um técnico da ABCZ, poderão participar dessa etapa”, comenta o Superintendente Técnico Adjunto de Fomento do Leite da ABCZ, Carlos Henrique Cavallari Machado.

A partir desta segunda-feira (15), os animais começaram a chegar nas dependências da Fazu, onde se esperam reprodutores das raças Brahman, Guzerá, Nelore, Nelore Mocho, Sindi e Tabapuã.

O Supervisor de Provas Zootécnicas da ABCZ, Paulo Ricardo Martins Lima, explica como é feito o TDEA.

“Essa etapa inclui várias avaliações, como a visual, pelo EPMURAS, ultrassom de carcaça e o consumo alimentar, com o ganho de peso e o CAR, mensurado nos cochos eletrônicos da fazenda”, aponta.

Os touros que se revelarem superiores nessas avaliações participarão da ExpoGenética, onde serão selecionados para produção de sêmen.

“Esses animais terão oportunidade de ir para uma central de inseminação, no intuito de distribuir material genético entre os rebanhos colaboradores participantes do PMGZ, com o objetivo de serem efetivamente testados, confirmando o valor genético superior do reprodutor”, explica Paulo.

Desde 2010, mais de 200 touros PNAT distribuíram mais de 145 mil doses de sêmen para quase 900 criadores que participam do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos).

COMPARTILHE

Fonte: ABCZ