Últimas Notícias
Capa / Logística / Brasil deve escoar 40% da safra pelo norte em 10 anos, diz Maggi

Brasil deve escoar 40% da safra pelo norte em 10 anos, diz Maggi

Ministro participou de um seminário sobre o Brasil Central, realizado pelo jornal O Globo e pela Revista Globo Rural

POR REDAÇÃO GLOBO RURAL

O escoamento da safra de grãos pelo arco norte tende a aumentar, chegando a 40% do total da produção em dez anos. Foi o que afirmou, nesta sexta-feira (15/12) o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, no Rio de Janeiro (RJ). Ele participou do Seminário Brasil Central, realização do jornal O Globo e da Revista Globo Rural.

É uma realidade que aos poucos está acontecendo. Cada vez que se manda uma mercadoria pelo Norte, são aliviados os portos do Sul e a vida dos produtores de lá”, disse o ministro, de acordo com o divulgado pelo Ministério da Agricultura.

Maggi também destacou as mudanças no sistema portuário brasileiro, afirmando que, atualmente, não são mais vistas filas de caminhões em direção a terminais como Santos (SP) e Paranguá (PR). Reconheceu que são necessários avanços, mas pontuou que foram feitos progressos. Disse ainda ter entregue um estudo sobre a logística no Brasil para o Secretário Geral da Presidência, ministro Moreira Franco.

Sobre o mercado para os produtos da agropecuária brasileira, o ministro reforçou que a Ásia ainda é o de maior potencial de crescimento nos próximos anos. Nas regiões sul e sudeste do continente, estão mais da metade da população do planeta e 19% do PIB mundial, disse ele. Atualmente, o mercado asiático responde por 28% das aves comercializadas, 20% dos bovinos, 31% dos lácteos e 37% do açúcar.

Sobre portalghf